A coleta e destinação dos resíduos é um serviço essencial e é através deste serviço que o lixo descartado em residências e nos comércios segue até o seu destino, mas realizar uma boa gestão dos resíduos sólidos é desafiador.
Sabe-se que realizar a coleta envolve uma série de desafios logísticos, principalmente para as Prefeituras que devem estar de acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos – 12.305/2010 e necessitam de recursos para custear o serviço de coleta, sem contar com o elevado custo anual em destinação final em aterros sanitários.
Devido aos altos custos de implementação e operação de aterros, somente no Brasil, existem mais de 4 mil lixões a céu aberto ou aterros controlados. Pensando nesses impasses, a Ecosol Soluções Ecológicas criou o Sistema Ecosol, que permite o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) de forma inovadora, baseando-se em três pilares: Coleta, Compactação e Embolsamento.
O sistema permite que as prefeituras realizem o processo de coleta e destinação final simultaneamente, ou seja, é possível realizar a coleta dos resíduos no município e, posteriormente, o embolsamento para serem destinados a uma área de armazenamento temporário ou definitivo, onde o resíduo ficará disposto pelo tempo que o usuário julgue necessário. Isto evita que haja qualquer tipo de contato do resíduo com o meio ambiente e que o dinheiro seja enterrado, uma vez que o lixo coletado pode passar por transformação no futuro e ter valor agregado.
O Sistema ecosol, trata da coleta e destinação final dos resíduos sólidos, onde o veículo realiza a coleta, compactação que permite reduzir o volume e por fim ocorre o embolsamento do resíduo em uma bolsa impermeável, mantendo-o isolado do meio ambiente.
O Sistema de embolsamento permite uma série de vantagens na gestão de resíduos sólidos e busca de maneira rápida solucionar seus problemas.
A solução pode ser usada em processo de recuperação de áreas degradadas como lixões, através do estaqueamento imediato e início de remoção dos resíduos da área para que se possa fazer a recuperação do solo.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, de acordo com a Lei nº 12.305/2010, estabelece instrumentos mínimos aplicáveis a todos os tipos de resíduos, princípios estes que o Sistema Ecosol prioriza no seu sistema, como:
Uma vez que o resíduo coletado é embolsado, torna-se possível adicionar algum tipo de sistema já existente no mercado para manter um controle de identificação do dia em que foi embolsado, a quantidade, o local, a procedência e o tipo de resíduo.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.