Vantagens

MINIMIZA OS PASSIVOS AMBIENTAIS EXISTENTES

A solução pode ser usada em processo de recuperação de áreas degradadas como lixões, através do estaqueamento imediato e início de remoção dos resíduos da área para que se possa fazer a recuperação do solo.

REDUZ A FRAÇÃO DE LÍQUIDOS PRESENTES NO RESÍDUO SÓLIDO

A solução pode ser usada em processo de recuperação de áreas degradadas como lixões, através do estaquearecuperação do solo.

ESTOQUE TEMPORÁRIO OU DEFINITIVO

O coletor compactador embolsador, permite a versatilidade de coletar os resíduos dispostos e realizar o embolsamento para o armazenamento como matéria-prima pelo tempo em que o usuário julgue necessário. O materieal pode ser utilizado em um processo posterior ou quando bem estruturado a área poderá tornar-se um armazenamento definitivo de resíduos.

OTIMIZAÇÃO DE TRANSPORTE

O sistema permite o uso de ecopontos na coleta, com local estratégico e seguro para que se faça a disposição das bolsas geradas durante o dia, evitando que o caminhão tenha que deslocar-se até o local de transbordo. 

Assim, um outro caminhão de maior capacidade realiza a coleta dessas bolsas de forma que minimize os custos de transporte, o tempo de coleta e de emissão de CO2 que é prejudicial ao meio ambiente.

Este sistema torna-se uma alternativa altamente econômica que viabiliza coleta e destino, sobretudo para municípios distantes de aterros sanitários, entre outros tipos de resíduos.

CONTROLADOR DE FLUXO

É comum ao adquirir equipamentos de transformação de resíduos para viabilizar o custo de investimento e os trâmites de licenciamento, optar por equipamentos de baixa capacidade de processamento. Este fator inviabiliza a transformação de todo o resíduo gerado diariamente, outro gargalo são as paradas para manutenção que demandam tempo. 

Neste cenário, o  sistema de resíduo embolsado desenvolve a função de uma célula de segurança, onde evita que a operação sofra perdas, geração de impactos ambientais na área ou custos com destinação a lixões ou aterros sanitários.

REDUÇÃO E SIMPLIFICAÇÃO DE DRENAGEM

Assim como um aterro sanitário necessita de tanques de coleta de líquidos principalmente para o chorume, o sistema ecosol também necessita de um sistema de drenagem. 

Entretanto nesse caso este serve apenas como um plano de emergência, pois uma vez que o sistema possui alta compactação remove grande parte dos líquidos presentes e após embolsado a água da chuva não podem adentrar a bolsa, as chances de haver vazamento são mínimas. 

Isto permite que seja necessário apenas uma geomembrana e um sistema simples de coleta, como bombonas, o que diminui consideravelmente o custo de instalação.

ELIMINAÇÃO DE VETORES E ODORES

A solução permite armazenar resíduos em bolsas impermeáveis, fazendo com que os odores sejam minimizados a níveis muito baixos, sendo às vezes imperceptíveis. A diminuição da emissão de odores evita a atração de vetores e o isolamento dos resíduos não permite que os mesmos se alimentem ou se abriguem. 

Inibindo o contato do resíduo com o meio externo, diminui-se drasticamente qualquer chance de um vetor como: ratos, baratas, moscas, entre outros de se tornarem agentes dissipadores de doenças na sociedade.

ATENDE A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, de acordo com a Lei nº 12.305/2010, estabelece instrumentos mínimos aplicáveis a todos os tipos de resíduos, princípios estes que o Sistema Ecosol prioriza no seu sistema, como:

  • a disposição adequada dos resíduos;
  • recuperação de área;
  • viabilidade econômica;
  • responsabilidade compartilhada;
  • permitir o aproveitamento dos resíduos; 
  • entre outros. 

REUSO DAS ÁREAS PARA DISPOSIÇÃO

Após haver um estoque de bolsas, estas podem ser processadas em uma tecnologia conexa, abrindo espaço para a disposição de novas bolsas na mesma área. Outro benefício é que após ocorrer a recuperação de áreas degradadas, a mesma pode ser utilizada novamente, mas agora para armazenamento das bolsas.

OTIMIZAÇÃO DE TRANSBORDO

Sabe-se que muitas estações de transbordo que realizam a triagem dos resíduos sólidos possuem uma capacidade limitada e não dão conta de triar todo o resíduo coletado no dia, ou seja, o volume de sólidos torna-se um gargalo, uma vez que é muito maior que o espaço, o que limita o número de colaboradores na triagem. 

Nesse sentido, o sistema Ecosol otimiza o processo, pois possui a facilidade em manter o resíduo acondicionado aguardando até que haja possibilidade de triagem, evitando as intempéries e evita que o material seja destinado como rejeito.

ELIMINAÇÃO DE AUMENTO DE UMIDADE NO RESÍDUO

O sistema de embolsamento elimina a possibilidade da água das chuvas aumentar a umidade do resíduo, uma vez que após embolsado, inibe que o resíduo tenha contato com o meio externo, isto refletirá em não gerar os percolados que representam a principal fonte de contaminação hídrica do lençol freático.

RASTREABILIDADE

Uma vez que o resíduo coletado é embolsado, torna-se possível adicionar algum tipo de sistema já existente no mercado para manter um controle de identificação do dia em que foi embolsado, a quantidade, o local, a procedência e o tipo de resíduo.

MAXIMIZAÇÃO, LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO DA ÁREA

O sistema permite que os resíduos fiquem isolados do meio, proporcionando um ambiente limpo, inibindo a poluição do solo e visual,e evitando a desvalorização das áreas ao entorno do empreendimento.

As bolsas permitem ainda a organização dos resíduos em pilhas, e aumentar o número de resíduos em um só lugar

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...